ARTIGO

- O QUE SÃO TROCADORES DE CALOR

     Trocador de calor ou um permutador de calor, ou ainda HX (heat exchanger) abreviação em inglês. É um dispositivo usado para realizar o processo da troca térmica entre dois fluidos em diferentes temperaturas. O trocador de calor é muito utilizado nas indústrias para extração de calor a partir de uma corrente de fluido e adicioná-lo para outro, os meios podem ser separados por uma parede sólida, fazendo com que eles nunca se misturam.
     Os trocadores são amplamente usados em aquecedores, refrigeração, condicionamento de ar, usinas de geração de energia, plantas químicas, plantas petroquímicas, refinaria de petróleo, processamento de gás natural, e tratamento de águas residuais. Em muitos textos em inglês é abreviado para HX (heat exchanger).
     O material usado na fabricação de trocadores de calor, geralmente possui um coeficiente de condutibilidade térmica elevado. Sendo assim, são amplamente utilizados o cobre e o alumínio e suas ligas. Dentro da teoria em engenharia, é um volume de controle, sendo que este equipamento normalmente opera em regime permanente, onde a propriedade da seção de um fluido não se altera com o tempo.
     A eficiência de um trocador de calor depende principalmente:
     • Do material utilizado para construção
     • Da característica geométrica e
     • Do fluxo, temperatura e coeficiente de condutibilidade térmica dos fluidos em evidência.
     Genericamente, para melhorar a troca de calor, são colocados aletas em toda a área da tubulação, estas aletas fazem com que o fluido se disperse em áreas menores, assim, facilitando a troca de calor. Aletas consistem em células interligadas entre si, onde circula fluido, são construídas em materiais de excelente condutibilidade térmica. A maioria dos trocadores de calor utilizam tubos com geometrias que favorecem a troca de calor, onde internamente, em sua área aletas.

Links para mais informações