ARTIGO

- QUAL A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA

      Nos últimos tempos a manutenção preventiva ganhou espaço no ramo industrial, mostrando-se eficaz e garantindo a durabilidade dos equipamentos. Diferente da manutenção corretiva, a manutenção preventiva, como o próprio nome diz, tem o intuito de anteceder, de se precaver para que não precise lidar com emergências futuras, como por exemplo, a paralisação de uma fabrica.
     Ao realizar a manutenção preventiva periodicamente, é possível permitir que a empresa trabalhe com estoque reduzido, sem haver necessidade de equipamentos sobresselentes.
     Se tratando principalmente de um custo benefício satisfatório, que se comparado ao custo benefício da manutenção corretiva, é ainda mais notório, pois, trata-se de inspecionar os equipamentos quando ainda estão em funcionamento.
     A realização de seu procedimento se dar por intervenções feitas em intervalos previstos, que não impactem no funcionamento da empresa, permitindo evitar o aparecimento de qualquer falha ou degradação que possa comprometer o equipamento, garantindo assim, o pleno funcionamento do mesmo, sem perdas ou desgastes prematuros.
     A segurança também é um fator importante, pois, equipamentos com a manutenção em dia, tendem a ter menos acidentes, além de ter o aumento da produtividade tanto do colaborador quanto do equipamento.

Links para mais informações

A importância das manutenções preventiva, corretiva e preditiva
https://www.sofit4.com.br/blog/imp-manutencoes/
A importância da manutenção preventiva dos equipamentos
http://alpespaisagismo.com.br/importancia-manutencao-preventiva-equipamentos/